Black Friday 2022

18/09/2022 19:01:45

7 Melhores Livros de Mário Soares

Conheça os 7 melhores livros sobre a vida e a obra de Mário Soares.

7 Melhores Livros de Mário Soares Mário Alberto Nobre Lopes Soares foi um advogado e político português que ocupou os cargos de Primeiro-Ministro de Portugal de 1976 a 1978 e de 1983 a 1985 e de Presidente da República Portuguesa de 1986 até 1996. Político de profissão e vocação, co-fundador do Partido Socialista, a 19 de abril de 1973, Mário Soares iniciou na juventude o seu percurso político, integrando grupos de oposição ao Estado Novo, primeiro como militante de base do Partido Comunista Português e membro de outras estruturas ligadas ao PCP, o MUNAF e o MUD, tendo sido cofundador do MUD Juvenil — e depois na oposição não comunista — Resistência Republicana e Socialista, que funda com dissidentes do PCP e através do qual entrará para o Diretório Democrato-Social. Pela sua atividade oposicionista foi detido 12 vezes pela PIDE — cumprindo cerca de três anos de cadeia (Aljube, Caxias e Penitenciária) — e, posteriormente, deportado para São Tomé. Permaneceu nessa ilha até o governo de Marcello Caetano lhe permitir o regresso a Portugal, sendo, posteriormente às eleições de 1969 nas quais Soares foi cabeça-de-lista pela CEUD em Lisboa forçado a abandonar o país, optando pelo exílio em França.

1

Mário Soares Na Construção Da Democracia

Jornalista, director do Diário de Notícias nos anos quentes da Revolução, Mário Mesquita acompanhou de perto o percurso político de Mário Soares.,Este livro reúne entrevistas históricas desde os tempos do exílio, passando pelos governos minoritários, até à Presidência.

Saiba mais

Mário Soares Na Construção Da Democracia
2

Crónica de um Tempo Difícil Mário Soares

Pobre país dirão os portugueses mais atentos. O futuro que se lhes apresenta não será nada brilhante. É preciso que os portugueses tomem consciência disso e ajam em conformidade. Já que não podemos mudar o Mundo nem sequer a Europa sejamos ao menos capazes de mudar Portugal. O livro que ora vos apresento representa a compilação de artigos diversos e outros escritos publicados nos anos de 2011 e 2012 em jornais e revistas portugueses e estrangeiras. Foram anos de aprofundamento da crise europeia e nacional ainda não resolvida bem pelo contrário. A democracia - no plano europeu e nacional considerada um dos fundamentos essenciais do projeto europeu bem como os Direitos do Homem e os Estados Sociais começaram a ser conceitos e valores cada vez menos seguidos e respeitados. Porque como se sabe a crise financeira dando a prioridade aos mercados pôs o dinheiro acima das pessoas como supremo valor.

Saiba mais

3

Mário Soares E A Revolução

Os anos em que Mário Soares mudou o rumo de Portugal. O facto de a transição em Portugal ter começado por um golpe militar e não no interior do regime, produziu uma crise nas estruturas militares e paralelamente uma crise no Estado, conjugação que ameaçou o sucesso da transição democrática. Entre 1974 e 1976, uma combinação entre militares, um partido marxista-leninista ortodoxo e grupos radicais de esquerda esteve perto de conduzir a uma desintegração do Estado. O nosso objetivo é tentar perceber como é que esse cenário foi evitado e qual o papel desempenhado por Mário Soares neste contexto. David Castaño é doutor em História pelo ISCTE e investigador no IPRI-UNL e CEHC do ISCTE. Actualmente dedica-se ao estudo da consolidação democrática portuguesa.

Saiba mais

Mário Soares E A Revolução
4

Portugal tem saida

Vivemos hoje dias conturbados, assombrados pela crise, pela ajuda externa e, como se não bastasse, pela queda do Governo, que nos levou a eleições antecipadas. Na Europa, a sofrer ainda os efeitos da gravíssima crise que atingiu o coração americano.

Saiba mais

Portugal tem saida
5

O Homem que Come, Bebe e Respira Politica

O Dr. Soares diz que quer parar, mas não para. Nunca vai parar. Não lhe peçam que descanse da política, porque ele não irá cumprir. Só já depois do Dr. Mário Soares ter saído do Poder comecei a conviver mais de perto com ele.

Saiba mais

O Homem que Come, Bebe e Respira Politica
6

Mário Soares e a Europa. pensamento e ação

A investigação que deu origem a este livro divide-se em duas partes: a primeira analisa a ação política e pragmática de Mário Soares na Europa e junto da Comunidade Económica Europeia para a democratização de Portugal; a segunda dá conta do seu pensamento em torno da ideia de uma Europa unida e do futuro de Portugal nesse contexto.

Saiba mais

Mário Soares e a Europa. pensamento e ação
7

Mario Soares. Memoria Viva

Mario Soares. Memoria Viva

Saiba mais

Mario Soares. Memoria Viva

Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas

Mais lidas


Categorias


Black Friday 2022

Confira também algumas das melhores reviews do nosso parceiro mReviews:
mReviews LogoREVIEWS