Rómulo Vasco da Gama de Carvalho foi um professor e poeta português. Foi professor de físico-química do ensino secundário no Liceu Pedro Nunes, padeiro, Liceu D. João III (Coimbra) e no Liceu Camões, pedagogo, investigador da história da ciência em Portugal, divulgador da ciência e poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão. Pedra Filosofal e Lágrima de Preta são dois dos seus mais célebres poemas. Encontra-se colaboração da sua autoria na rubrica Panorama Científico do semanário Mundo Literário (1946-1948). Foi académico efetivo da Academia das Ciências de Lisboa e diretor do Museu Maynense da Academia das Ciências de Lisboa.
São mais de setecentas páginas onde pela primeira vez se apresenta a obra literára completa de António Gedeão (pseudónimo literário de Rómulo de Carvalho) incluindo inéditos poemas e narrativas da infância e da juventude e a correspondência com Jorge de Sena. Com uma nota introdutória da escritora Natália Nunes viúva do poeta a publicação continua com um ensaio de Jorge de Sena sobre a poesia de Gedeão a que se seguem os seus primeiros quatro livros: Movimento Perpétuo Teatro do Mundo Máquina de Fogo e Linhas de Força. Depois temos Quatro Poemas de Gaveta um Soneto os livros Poemas Póstumos e Novos Poemas Póstumos as cartas a Jorge de Sena as narrativas A Poltrona e Outras Novelas duas peças de teatro e seis ensaios literários. No final os inéditos de poesia narrativa e teatro escritos na infância e juventude.|"O lançamento desta obra completa de António Gedeão ainda não teve o relevo devido. Talvez porque (...) a sua poesia nunca tenha sido realmente aceite por todos os meios literários. E no entanto a obra poética do ensaísta e historiador de ciência Rómulo de Carvalho sob o pseudónimo de António Gedeão com a sua discreta ironia o seu rigor na utilização da métrica e da palavra é uma das mais originais do século XX português":|José Gabriel Viegas |in|Revista Actual (Expresso) 31 de Julho de 2004|Pseudónimo poético do cientista historiador e humanista português|Rómulo de Carvalho|(1906-1997).
Plano Nacional de Leitura Leitura recomendada para o 8.° ano de escolaridade. Vou contar-vos uma história que espero que vos agrade. Diz essa história que outrora a superfície da Lua não era como é agora… Descobre a história (breve) da Lua, nesta divertida peça escrita em verso, com um toque sublime de imaginação.
Vou contar-vos uma história que espero que vos agrade. Diz essa história que outrora a superfície da Lua não era como é agora… Descobre a história (breve) da Lua, nesta divertida peça escrita em verso, com um toque sublime de imaginação. A Coleção Reino das Letras nasce da vontade de aliar a magia das melhores histórias de todos os tempos à leitura sempre renovada que delas podemos fazer. No Reino das Letras, o rei chama-se Sonho e a rainha Imaginação!