08/07/2022 21:58:43

Os Melhores Livros de António Gedeão

Conheça a seleção de nossos editores para os melhores livros de António Gedeão que não podem faltar na sua coleção.

Os Melhores Livros de António Gedeão Rómulo Vasco da Gama de Carvalho foi um professor e poeta português. Foi professor de físico-química do ensino secundário no Liceu Pedro Nunes, padeiro, Liceu D. João III (Coimbra) e no Liceu Camões, pedagogo, investigador da história da ciência em Portugal, divulgador da ciência e poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão. Pedra Filosofal e Lágrima de Preta são dois dos seus mais célebres poemas. Encontra-se colaboração da sua autoria na rubrica Panorama Científico do semanário Mundo Literário (1946-1948). Foi académico efetivo da Academia das Ciências de Lisboa e diretor do Museu Maynense da Academia das Ciências de Lisboa.

1

Obra Completa

São mais de setecentas páginas onde pela primeira vez se apresenta a obra literára completa de António Gedeão (pseudónimo literário de Rómulo de Carvalho) incluindo inéditos poemas e narrativas da infância e da juventude e a correspondência com Jorge de Sena. Com uma nota introdutória da escritora Natália Nunes viúva do poeta a publicação continua com um ensaio de Jorge de Sena sobre a poesia de Gedeão a que se seguem os seus primeiros quatro livros: Movimento Perpétuo Teatro do Mundo Máquina de Fogo e Linhas de Força. Depois temos Quatro Poemas de Gaveta um Soneto os livros Poemas Póstumos e Novos Poemas Póstumos as cartas a Jorge de Sena as narrativas A Poltrona e Outras Novelas duas peças de teatro e seis ensaios literários. No final os inéditos de poesia narrativa e teatro escritos na infância e juventude.|"O lançamento desta obra completa de António Gedeão ainda não teve o relevo devido. Talvez porque (...) a sua poesia nunca tenha sido realmente aceite por todos os meios literários. E no entanto a obra poética do ensaísta e historiador de ciência Rómulo de Carvalho sob o pseudónimo de António Gedeão com a sua discreta ironia o seu rigor na utilização da métrica e da palavra é uma das mais originais do século XX português":|José Gabriel Viegas |in|Revista Actual (Expresso) 31 de Julho de 2004|Pseudónimo poético do cientista historiador e humanista português|Rómulo de Carvalho|(1906-1997).

Saiba mais

Obra Completa
2

Novos Poemas Póstumos

Novos Poemas Póstumos

Saiba mais

3

História Breve da Lua

Plano Nacional de Leitura Leitura recomendada para o 8.° ano de escolaridade. Vou contar-vos uma história que espero que vos agrade. Diz essa história que outrora a superfície da Lua não era como é agora… Descobre a história (breve) da Lua, nesta divertida peça escrita em verso, com um toque sublime de imaginação.

Saiba mais

História Breve da Lua
4

História Breve da Lua 9-12 anos

Vou contar-vos uma história que espero que vos agrade. Diz essa história que outrora a superfície da Lua não era como é agora… Descobre a história (breve) da Lua, nesta divertida peça escrita em verso, com um toque sublime de imaginação. A Coleção Reino das Letras nasce da vontade de aliar a magia das melhores histórias de todos os tempos à leitura sempre renovada que delas podemos fazer. No Reino das Letras, o rei chama-se Sonho e a rainha Imaginação!

Saiba mais

História Breve da Lua 9-12 anos

Posts relacionados


Posts mais recentes


Mais Pesquisadas

Mais lidas


Categorias



Confira também algumas das melhores reviews do nosso parceiro mReviews:
mReviews LogoREVIEWS